A periodontia é a especialidade da odontologia que trata das doenças relacionadas aos tecidos de suporte que ficam ao redor dos dentes, como gengiva e osso, prevenindo ou até tratando dos processos de infecção.

Esse problema é causado por bactérias que afetam os tecidos em volta do dente, em virtude da má higiene, fumo, estresse e maús hábitos alimentares, fragilizando a gengiva e possibilitando o surgimento de infecções. Quando apenas gengiva é atingida pelo acúmulo de placa bacteriana, é denominado gengivite, quando o osso que sustenta os dentes é afetado, chamamos de periodontite ou doença periodontal.

A doença periodontal é a principal causadora de perda de dentes em adultos. Seu sinal mais latente é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Esse problema também pode causar complicações estéticas, como o  deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que podem ser corrigimos através de uma cirurgia.

 

Conheça a clínica